Ajuda

O website Cultura Acessível foi pensado para abranger o maior número de pessoas no acesso à informação sobre programação cultural acessível.

Para garantir que este website possa ser consultado nos diferentes dispositivos e vá ao encontro das necessidades de diferentes utilizadores, incluindo utilizadores de produtos de apoio (como leitores de ecrã, dispositivos Braille, apontadores, teclados adaptados, entre outros), foi alvo de uma extensa peritagem de acessibilidade e de testes de usabilidade por diferentes perfis de utilizador.

Segue-se informação sobre a estrutura do website e de ajuda à navegação, nomeadamente para utilizadores de produtos de apoio.

Estrutura do website

No topo das páginas, na horizontal, encontra o link para voltar à página inicial do website e os links do menu principal. Nos dispositivos com ecrã mais pequeno o menu está recolhido.

A secção principal do website está dividida em dois. Uma primeira parte, sempre visível, com os diferentes campos de filtro e, uma segunda parte, com os eventos disponíveis ou com os resultados da pesquisa. Esta segunda parte não está visível no ecrã quando entra no website, mas pode navegar para lá utilizando o link “Saltar para os eventos”, disponível no início da página, ou através das teclas de navegação rápida.

Por fim, no rodapé de todas as páginas encontra o menu secundário, os links para seguir as novidades e o bloco de informações institucionais.

Dicas de navegação

Consultar todos os eventos disponíveis

Se pretender consultar todos os eventos disponíveis, utilize o link “Saltar para os eventos” no início da página ou utilize a tecla de navegação rápida para cabeçalhos até ao título “Todos os eventos disponíveis”.

Pode navegar por cabeçalho para saltar entre os eventos e utilizar as setas para consultar as informações gerais sobre cada evento. Para consultar informações detalhadas sobre esse evento, entre no link com o nome do evento.

Utilizar o filtro com leitor de ecrã

Os filtros disponíveis são: O quê; Quando; Onde; Para Quem; Filtrar por palavra chave.

Para abrir um botão de filtro, pressione “Enter”. Para navegar entre as opções disponíveis, utilize as setas. Nos dispositivos móveis com leitor de ecrã ativado, faça os dois toques com um dedo e o varrimento esquerda/direita. O leitor de ecrã fornece informação sobre a quantidade de opções que pode escolher e como deve interagir em cada filtro.

Uma vez que alguns filtros permitem escolher mais do que uma opção, depois de selecionar as opções pretendidas, pressione o botão “Continuar” para fechar este filtro e conseguir aceder aos outros filtros com a tecla Tab.

À medida que seleciona as opções, recebe a informação sobre quantos eventos foram encontrados. Se não desejar escolher outros critérios de outros campos de filtro, pode pressionar “Enter” e saltar imediatamente para o cabeçalho “Eventos filtrados por…”.

Inconsistência de navegadores ou de produtos de apoio

Apesar do esforço dos programadores para garantir a acessibilidade e a uniformização de navegação no website nos diferentes navegadores e com os diferentes produtos de apoio, pode haver variações nos resultados fornecidos, dependendo da combinação de navegador e produto de apoio.

Apesar dessas variações, o website é acessível em desktop, com navegadores com ou sem suporte a Javascript e com os leitores de ecrã NVDA, Jaws e Voiceover, como também em dispositivos com sistema Android e Ios com leitor de ecrã Talkback e Voiceover. Pode ainda ser consultado com linhas Braille que possuem navegador Web integrado.

Se o funcionamento do filtro não corresponder ao descrito acima, verifique se o Javascript e o navegador estão atualizados e se o leitor de ecrã não tem nenhum Extra, ou script que iniba o correto funcionamento do navegador.