A Póvoa da Dom Martinho Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Visitar Sítio Web do eventoVisita guiada
Fundada a 14 de junho de 1995, a Associação Dom Martinho nasce da iniciativa de um conjunto de povoenses interessados em promover o estudo, defesa e valorização do património histórico e cultural da Póvoa de Santa Iria.
A sua denominação provém do nome pela qual a localidade passou a ser conhecida “Póvoa de Dom Martinho” quando, em meados do século XV, Dom Martinho Vaz de Castelo Branco tornou-se o 7º Senhor do Morgado da Póvoa, morgadio que oficialmente se estendeu por 515 anos (1348-1863).
Nos quase 25 anos de existência a associação procurou funcionar enquanto elemento dinamizador de ações várias que por objetivo tinham o aprofundar do conhecimento dos valores identitários da cidade, evocá-los e transmiti-los num discurso entre gerações, responsável e pedagógico.
A organização de exposições e debates sobre questões relevantes da realidade local; de visitas culturais a pontos de interesse na freguesia, no concelho e até mesmo fora deste; de encontros de poesia que trouxeram regularmente à Póvoa tantos poetas e declamadores, consagrados e anónimos, povoenses ou não, foram algumas das atividades desenvolvidas que aqui poderemos destacar. De realçar ainda a linha editorial aberta em nome da associação que publicou ao todo quatro obras, duas refletindo assuntos da história local e dois volumes de poesia que cresceram das séries de encontros antes referidos.
Em 1999 a associação assentou as suas bases ocupando duas salas no edifício do Palácio da Quinta da Piedade, cedidas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, onde disponibilizou ao público uma exposição centrada na história, modos de vida e gentes da Póvoa. Funcionando como espaço de memória e aprendizagem, aqui se exibia uma parte considerável do espólio da associação, reunido com base em doações feitas por muitos povoenses e amigos, e ainda alguns objetos cedidos temporariamente para o efeito pelo Museu Municipal de Vila Franca de Xira.
Quando
Permanente
Audioguias com audiodescrição - 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30 exceto 2as, 3as e feriados.
Para Quem
Deficiência visual
Adultos, Jovens (13-17), Seniores
Serviços
Audiodescrição