Voltar à Agenda

Alice no País das Maravilhas Teatro da Terra e Teatro do Elétrico (criação), Teatro Nacional D. Maria II (coprodução), Ricardo Neves-Neves e Maria João Luís (encenação)

Visitar Sítio Web do evento

Teatro

Alice no País das Maravilhas é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada em 1865, sob o pseudónimo de Lewis Carroll. É uma das mais célebres obras do género nonsense. Uma menina chamada Alice é atraída através da sua curiosidade para uma toca de coelho, onde cai e é transportada para um lugar fantástico, povoado por criaturas particulares e onde impera uma lógica absurda e paralela à do nosso quotidiano. É um retrato crítico da Inglaterra Victoriana, a partir de figuras reais do meio por onde Lewis Carroll se move.
A linguagem criada por Lewis Carroll, numa constante fuga e crítica ao racionalismo, faz com que esta obra se desvie do padrão literário da época. O nonsense como linguagem representa de certa maneira a libertação de um modelo de discurso ou de normas literárias pré-definidas, bem como da rigidez social que impera na Era Victoriana.
Alice no País das Maravilhas, a partir de Lewis Carroll surge numa proposta de encenação partilhada entre Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves, uma parceria iniciada em 2015 com O Conto de Natal de Charles Dickens (A Christmas Carol), um texto publicado apenas 22 anos antes de Alice no País das Maravilhas.

Quando

30 Dezembro 2018, Domingo

16h00

Para Quem

Surdos e deficiência auditiva

Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Serviços

Língua Gestual Portuguesa