Às cegas – Visita pela mão aos Tesouros Nacionais e Acervo do Museu Nacional Grão Vasco de Leonor Barata | Consultor artístico: Henrique Amoedo

EVENTO TERMINADO

Visita guiada

O Museu é para ser visto. Com os olhos. Não podemos tocar nas obras expostas e devemos manter o silêncio. Esta visita propõe um impossível – ver sem ver. Ver com o tato, com o cheiro, com os ouvidos. Apreciar esta coleção ímpar pela mão de alguém. Teremos a coragem para sermos guiados? Acreditaremos no que nos dizem ou no que nos sussurram docemente ao ouvido? Seremos capazes de confiar? Cegamente.
A coleção do Museu Nacional Grão Vasco serve de pretexto para uma reflexão, às cegas, sobre a possibilidade de conhecer sem ver. De saber sem verificar. E também sobre uma prática artística que anule a visão como sentido primeiro.
Com a cumplicidade de Henrique Amoedo (Dançando com a Diferença), Leonor Barata construiu uma visita sensorial a par e passo com os tesouros nacionais e a coleção permanente do Museu Nacional Grão Vasco. E guiados pela mão, conheceremos as histórias daquelas obras. As histórias que estão e que não estando é como se estivessem.

Quando

Escolas: 25-28 Março e 25 -29 Novembro

Para Quem

Deficiência visual

Adultos, Seniores

Serviços

Materiais tácteis