Voltar à Agenda

Miquelina e Miguel Miguel Pereira

EVENTO TERMINADO

Dança

“A minha mãe chama-se Miquelina e nasceu em 1935. Durante grande parte da sua vida viveu em Moçambique. Nos últimos anos foi-lhe diagnosticada uma demência. Uma realidade que tenho vivido com sentimentos contraditórios, por um lado, o medo da degradação das suas faculdades, e por outro, o permitir-me  aceder a um novo patamar de entendimento, que se situa algures entre a loucura, a ternura e a cumplicidade.

Hoje olho para a minha mãe e reconheço-me mais do que nunca. O imponderável, essa loucura que por vezes me assalta, a vivência do fracasso e do ridículo, marcas que, sem saber, transportava vindas dela, e que só agora, à luz da degenerescência progressiva da sua memória, posso ver e entender.

Descobri como a minha mãe tem sentido de humor e como gosta de dançar. Juntos, rimos e fazemos disparates, as nossas maluqueiras. E, numa espécie de realidade paralela, por momentos somos felizes.”

 

Miguel Pereira

 

O tema da memória e da sua perda são os fios condutores de Miquelina e Miguel, onde o coreógrafo Miguel Pereira procura resgatar um novo lugar, trágico-cómico, entre ele e a sua mãe. Um encontro delirante e carinhoso a dois, onde a dança, o absurdo e a fragilidade são celebrados num espaço de liberdade sem limites, numa tentativa de contrariar o tempo e escapar ao inevitável.

Quando

7 Julho 2022, Quinta-feira

19h30

Para Quem

Deficiência visual

Adultos

Serviços

Audiodescrição