Voltar à Agenda

Moinho do Papel, Leiria

Visitar Sítio Web do evento

Visita livre

O Moinho do Papel situa-se na antiga Rua da Fábrica, actual Rua Roberto Ivens, na margem esquerda do Rio Lis, próximo do núcleo urbano da cidade, que data do séc. XIII.

Está patente ao público um espaço expositivo do fabrico do cereal e do papel, no edifício do Antigo Moinho do Papel.

Na Sala Multimédia, encontram-se instaladas várias máquinas de impressão desde a mais antiga, manual, até á mais moderna, actual, e ainda pontos de multimédia e equipamentos audiovisuais pioneiros na aplicação museológica nacional.

No Moinho Pequeno, é possível visualizar dois casais de mós que funcionam de forma distinta.

Na Sala do Papel, espaço onde funcionaram, sucessivamente, moinhos do cereal, moinho do papel e lagar de azeite, encontram-se dispostos todos os utensílios relacionados com o fabrico tradicional do papel, merecendo particular destaque a prensa, o estendal, a tina Holandesa (utilizada para a moagem do papel através de energia eléctrica), a guilhotina e, claro, o papel artesanal.

A Sala do Cereal, é um outro espaço destinado à moagem e armazenamento dos cereais, da farinha e de todos os equipamentos necessários à farinação.

A área envolvente do Moinho do Papel constitui uma mais-valia para o bem-estar e acolhimento de quem o visita. A bela paisagem natural, composta pela serenidade do rio em contraste com as quedas de água, bem como a fauna e a flora existentes, permitem o contacto com uma natureza, quase intacta, em pleno coração da cidade.
No lado norte do Moinho encontra-se o Jardim Pedagógico, no qual se cultivam plantas relacionadas com o papel (Bétula e Bambu) e o cereal (milho, trigo e centeio).

Quando

Permanente

No inverno (01/10 a 31/03) encerra ao Domingo.

Para Quem

Deficiência intelectual

Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Serviços

Guiões com símbolos pictográficos