Voltar à Agenda

Agromuseu Municipal Dona Julinha

Visitar Sítio Web do evento

Visita livre

A «Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira» foi construída na segunda metade do século XIX por ocasião do casamento de José Joaquim Pereira e Clemência Alves de Matos, avós maternos da sua última proprietária, Dona Maria Leonilde Pereira Alves Carreira.

Pelas suas características específicas foi constituído um percurso que procura antes de tudo recriar os ambientes que reportam às memórias e vivências de trabalho e lazer nesta grande Casa Agrícola, elas próprias retalhos da vida da comunidade rural da região leiriense de outrora.

As colecções do Agromuseu constituem o acervo que existia na «Casa Agrícola Pereira Alves de Matos Carreira», merecendo particular destaque as alfaias agrícolas, os transportes, os objectos ligados à vitivinicultura e os utensílios do quotidiano.

As alfaias agrícolas e os transportes tradicionais constituem a base mais importante das colecções do Agromuseu, por representarem a actividade dominante da Casa e da Região – a agricultura. Inseridos no seu ambiente de utilização, salientam-se os objectos usados nos trabalhos dos campos, como o arado e a grade, as foicinhas e foices, as enxadas, os ancinhos, forcados e forquilhas, os cestos ou poceiros, e os instrumentos tradicionais de debulha e limpeza dos cereais como o mangual ou malhal, joeira ou crivo, o rodo, e a tarara.

Quando

Permanente

Encerra à segunda. Sábados e domingos contactar previamente os serviços do Museu.

Para Quem

Deficiência intelectual

Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Serviços

Guiões com símbolos pictográficos