Voltar à Agenda

Arte e Inclusão Eva Garcia, Gabriela Leon e Mickaela Dantas | organização Dançando com a Diferença e Teatro Viriato

Visitar Sítio Web do evento

Dança

As artes como forma de inclusão é o tema geral do seminário do segundo dia do “Encludança”, que conta com a participação de convidados conceituados, que através da sua experiência têm procurado desmistificar ideias preconcebidas e promover a inclusão.
Uma das convidadas é Eva Garcia, curadora de Projetos de Produção e Criação Artística Comunitária, que tem vindo a desenvolver um trabalho de fundo com associações com as quais promove projetos de criação artística que envolvem pessoas e lugares incomuns.
A diretora da fundação Psico Ballet Maite León, Gabriela Leon, é outra das convidadas e oradoras. Apresenta em Viseu o trabalho desta fundação, que tem como principal missão apostar na formação em artes performativas de pessoas com deficiência física, psicológicas, intelectuais ou sensoriais, através de um método de formação denominado “Método de Ballet Psicológico Maite León”, que assenta em novas estratégias educativas através das quais os alunos desenvolvem uma perceção positiva de si, aumentando a sua auto-estima, motivação, responsabilidade, autonomia, criatividade e perseverança.
A terceira convidada é Mickaela Dantas, bailarina da Candoco Dance Company. Dança desde os quatro anos de idade e cedo integrou a companhia de dança Roda Viva, onde começou a dançar abdicando da sua prótese. Em 2009, lançou a si mesma o desafio de atuar em palco sem as próteses e sem as muletas. Tem colaborado com diversos coreógrafos de renome internacional e defende que a dança tem a finalidade de transformar a vida das pessoas com ou sem deficiência.

Quando

2 Dezembro 2022, Sexta-feira

10h00

Das 10h às 17h30

Para Quem

Surdos e deficiência auditiva

Adultos, Seniores

Serviços

Língua Gestual Portuguesa