Buffalo Bill | Paulo Mota/Devagar Teatro Municipal do Porto

EVENTO TERMINADO

Teatro

William Frederick Cody (1846-1917) foi um atirador exímio da cavalaria americana, que se tornou famoso, ainda jovem, por abater uma quantidade absurda de búfalos com o intuito de facilitar a construção de um caminho-de-ferro no estado de Iowa, onde nasceu, tendo por isso sido apelidado de Buffalo Bill. O objetivo do extermínio era simultaneamente limpar terreno, alimentar os construtores e trazer fome aos indígenas.
Anos mais tarde, criou Buffalo Bill’s Wild West, um circo que atingiu fama mundial e percorreu o mundo inteiro, servindo-se dos ameríndios como grande atração. Deu também origem à conhecida saga de banda desenhada, Buffalo Bill, onde se afigurava como grande guardião da justiça.

Paulo Mota nasceu em 1991 em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos. Em 2010 terminou o curso de interpretação da ACE – Academia Contemporânea do Espectáculo e, desde então, foi dirigido por Joana Providência, António Júlio, Madalena Victorino, André Braga e Cláudia Figueiredo, Victor Hugo Pontes, Ana Luena, Rogério de Carvalho, Gonçalo Amorim e João Garcia Miguel. Destaca os espetáculos com música ao vivo com Dead Combo, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva, Peixe, André Pires, Joana Gama e Pedro Augusto. Atualmente, é professor de interpretação na ACE, no Porto.

Devagar é uma associação cultural recém-nascida — fevereiro de 2021 — e surge com a vontade de se tornar uma estrutura de criação com foco nas atividades performativas transdisciplinares, tendo como base a linguagem do teatro. Teve a sua estreia inserida no FITEI de 2021 com um trabalho em vídeo intitulado Um jogo bastante perigoso, que tem como ponto de partida o livro 24/7 de Jonathan Crary e o poema Arte Poética de Adília Lopes.

Quando

Espetáculo recomendado a maiores de 16 anos.

Onde

Porto

Teatro Municipal do Porto

Telefone +351223392200

Email bilheteira.tmp@agoraporto.pt

Para Quem

Surdos

Adultos, Seniores

Serviços

Língua Gestual Portuguesa