Exposição de fotografia “A Viagem” Museu Nacional Ferroviário

EVENTO TERMINADO

Visita guiada

O Iron Train (Combio de Ferro) é um dos comboios mais compridos do mundo com cerca de 2,5Km e a linha faz a ligação entre Nouadhibouh a Zouérat no coração do deserto do Sahara, com uma extensão de 652 km e uma duração de 20 a 24 horas.

“A Viagem” é uma jornada épica onde residentes, com poucas posses, utilizam o hostil comboio para visitar parentes na terra natal ou transportar mercadorias diversas, como animais vivos. As amplitudes térmicas sentidas entre o dia e a noite, acrescidas das nuvens de poeira que submergem os passageiros, produzidas pelos vagões carregados com minerais de ferro que saem de uma mina a 30 km de Zouérat para serem descarregados em cargueiros no porto de Nouadhibouh.

Daniel Rodrigues, começou a sua carreira no Correio da Manhã e colaborou com a Agência Global Imagens, agência responsável pelas fotografias dos jornais Jornal de Notícias, Diário de Notícias e o Jogo. No seu percurso já conquistou vários prémios, dos quais destacamos em 2013 o 1º lugar na categoria Daily Life do World Press Photo, em 2015 um 3º lugar com fotógrafo do ano no POYi, em 2016 um 3º lugar como fotógrafo do ano no NPPA-Best of Photojournalism, em 2017 foi considerado o fotógrafo Ibero-Americano do ano no POY LATAM, entre outros prémios e menções honrosas.

Nesta exposição, Daniel Rodrigues transporta-nos  através da fotografia a viajar no Iron Train, uma travessia que se revela uma experiência severa e enigmática.

Quando

Inscrição prévia a partir de 9 de junho (lotação limitada).

Para Quem

Surdos

Adultos, Jovens (13-17), Seniores

Serviços

Língua Gestual Portuguesa