Memórias do Oculista Nunes Museu Municipal de Vila Franca de Xira
Visitar Sítio Web do eventoVisita guiada
O Museu Municipal de Vila Franca de Xira apresenta o espólio de uma das mais emblemáticas lojas da Indústria Ótica do Concelho, o “Oculista Nunes”. Os objetos expostos foram incorporados no acervo do museu, resultantes de processos de doação por familiares do proprietário da loja, e pelo senhor Paulo Quintino da Silva, antigo funcionário.
Em Portugal, no início da década de 1950, a Indústria Ótica era ainda pouco explorada, existindo escassas lojas de optometria com o devido reconhecimento técnico. Afonso Nunes de Sousa, fundador do “Oculista Nunes” foi um pioneiro de sucesso numa época em que o mercado de produtos oculares era praticamente inexistente de Lisboa a Vila Franca Xira e até Torres Vedras.
A loja estabeleceu-se em três locais diferentes, primeiro na rua 1º de Dezembro, onde o proprietário usava um pequeno espaço nas escadas que davam acesso à sua residência, mais tarde na rua Palha Blanco (atual rua Alves Redol), e por último na Praça Afonso de Albuquerque onde permaneceu até 2006, ano em que encerrou. Persistiu mais de cinquenta anos, dando resposta às necessidades da população do Concelho e criando um grau de confiança entre os clientes e os técnicos que lá trabalhavam.
Afonso Nunes tinha formação nesta especialidade, e era ele quem formava os técnicos da loja antes de darem início às suas diversas funções de trabalho.
Dando seguimento a um conjunto de iniciativas em torno das memórias do Comércio no nosso Concelho, a exposição que aqui apresentamos com enfoque na loja “Oculista Nunes” pretende homenagear um ofício que, embora não tendo desaparecido, era à época bastante distinto dos dias de hoje, mais manual e com escassos recursos mecanizados.
A disposição de instrumentos utilizados na loja ao longo dos tempos procura ilustrar a evolução das técnicas num tempo ido, e preservar as histórias de quem por lá passou como cliente, proprietário ou funcionário traçando a História da nossa comunidade.
Quando
Permanente
Audioguias com audiodescrição. Das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30 (Museu encerra às 2ªfeiras e feriados).
Para Quem
Deficiência visual
Adultos, Jovens (13-17), Seniores
Serviços
Audiodescrição