Voltar à Agenda

Museu Henrique e Francisco Franco Museu Municipal do Funchal

Visita livre

A Câmara Municipal do Funchal adquiriu em 1966, aos herdeiros do escultor Francisco Franco, uma parte do seu espólio. Foi na época levantada a hipótese, de expor algumas das suas obras no Museu Quinta das Cruzes.

Em 1972 um novo conjunto de obras dos irmãos Franco volta a ser adquirido pela Câmara Municipal do Funchal, incluindo agora um vasto conjunto de pinturas de Henrique Franco.

Reunindo vários esforços, pôde assim a Câmara Municipal do Funchal, inaugurar um Museu dedicado a Henrique e Francisco Franco, a 7 de setembro de 1987, nas instalações do antigo Auxílio Materno-Infantil, no decorrer da Marca-Festival de Arte Contemporânea.

O Museu foi encerrado em 1995 e reaberto em 1996, mediante trabalhos de conservação e restauro do espólio e reorganização do programa museológico, com a exposição Por Causa de Paris, juntando agora mais algumas obras em depósito da coleção do Museu Quinta das Cruzes e de coleções particulares.

Foi, por razões de impossibilidade da apresentação sistemática e global da coleção, entendida a solução da sua apresentação em exposições temáticas de média ou longa duração, que exploram um aspeto particular da obra dos dois artistas.

Desde 1996, que o Museu criou as condições para incluir no discurso expositivo a organização de um roteiro de visita às esculturas de Francisco Franco dispostas em jardins e praças da cidade do Funchal.

Quando

Permanente

Encerra sábados, domingos e feriados

Para Quem

Deficiência visual

Surdos e deficiência auditiva

Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Serviços

Audiodescrição

Língua Gestual Portuguesa