O Fim com texto inédito de Gonçalo M. Tavares

EVENTO TERMINADO

Teatro

O FIM parte do encontro do texto inédito “A Velhice” de Gonçalo M. Tavares com o desejo da Momento – Artistas Independentes de trabalhar temas como a Morte, o Fim e a própria Velhice.

Quatro almas vagueiam por o que é, aos nossos olhos, uma sala de espera de um hospital. Cada uma tem uma razão muito forte para ali estar e, talvez, para habitar aquele espaço para todo o sempre, como se congelassem o instante lúcido em que se apercebem estar mais próximas da Morte – a fiel companheira. Ecoando como um grito de desespero, de loucura, de força e de vulnerabilidade, as transformações nas suas vidas individuais passadas coletivamente naquela sala branca acabam por revelar que, na verdade, só a Morte é o verdadeiro melhor amigo do Homem.

Assim, do pálido realismo ao saturado surrealismo, o espetáculo representa as fases da vida que forçam o recordar daquilo que, como seres humanos, melhor gostamos de esquecer: a efemeridade da vida. Será apenas coincidência o facto de irmos ficando todos ‘xexés’ à medida que nos vamos esquecendo de esquecer? E que doloroso é relembrar que estamos só a uma palavra do nosso próprio fim.

 

Memória

Como aquilo que ao longe parece um cão de cabeça amestrada e de perto ganha de súbdito o mistério perigoso que os monstros transportam – o informe que assusta e enoja por não se saber de que ponta morde e de que parte do pêlo defeca – intratável, a beleza escapa-se imediatamente a seguir à sua captura.

O modo, contudo, como é incapturável é modo, na beleza, não de fuga, mas de se deixar estar. O que escapa não é, pois, a beleza de uma coisa observada, corrija-se, é, sim, o observador, ele próprio, que, como animal ameaçado pelo que é mais forte, foge.

Com mais arrogância que dificuldades científicas, confundindo fraqueza de fisiologia com fraqueza do mundo, eis o homem, eis o homem que acredita que a beleza se gasta. Mas não: ela passa é de ti – que envelheces – para ele – que começa a ser jovem.

 

Quando

Reconhecimento de palco 1h antes do começo (para pessoas com deficiência visual).

Onde

Leiria

Teatro José Lúcio da Silva

Telefone 244823600

Email bilheteira@teatrojlsilva.pt

Para Quem

Deficiência visual

Surdos

A partir dos 14 anos

Serviços

Audiodescrição

Língua Gestual Portuguesa