Voltar à Agenda

Os qu’Imigraram Ricardo Brito

Visitar Sítio Web do evento

Teatro

Projeto de investigação-criação teatral em torno dos conceitos de emigração, diáspora e identidade madeirenses, abordando-os na perspetiva daqueles que ficaram, numa altura em que se verifica um retorno ao arquipélago, forçado pelas incertezas numa solução política para a Venezuela, assim como pelas dúvidas e receios provocados pelo processo Brexit.

Partindo de uma recolha de testemunhos junto daqueles que ficaram, deixando os olhos postos no m(ar), propomos uma viagem pelo íntimo das veredas e caminhos desta terra fértil, tentando perceber o que dela brota, se ainda restam razões para sorrir… mesmo que no mais recôndito impasse.

Através de um processo de identificação do território e seu mapeamento, bater a cada porta entreaberta, enchendo malas de viagem com histórias cheias de razões para sair, argumentando para ficar e motivos para não voltar. Direcionando o teatro para o encontro com a comunidade, experimentar as ilusões à partida e à chegada, colocando os atores em situação de improvisação com pessoas reais, desenvolvendo a dramaturgia do futuro espetáculo.

Que território se constrói, quando toda a sua identidade se encontra em trânsito? Que território se observa através do olhar da diáspora? Que território se define numa região ultraperiférica? Que território é este, tão maleável ao exterior, mas tão sem ilusões para … Os qu ́imigraRAM?

Quando

10 Fevereiro 2023, Sexta-feira

18h00

Para Quem

Deficiência visual

Surdos e deficiência auditiva

Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores

Serviços

Audiodescrição

Língua Gestual Portuguesa