Representações do Povo Museu do Neo-Realismo
Visitar Sítio Web do eventoVisita autónoma
Abriu ao público, no Museu do Neo-Realismo, a exposição de longa duração Representações do Povo, que pretende refletir como artistas próximos ou distintos do neorrealismo representam o povo, na relação com os seus diferentes contextos geográficos e históricos.
São seis os artistas e seis os conjuntos de obras, de Domingos António Sequeira a Graça Morais, passando por Rafael Bordalo Pinheiro, Augusto Gomes, Tereza Arriaga e Jorge Pinheiro. Através deles, o Povo irrompe: refugiados da Terceira Invasão Francesa, a figura derrotada ou ameaçadora do Zé Povinho, os pescadores de Matosinhos, os vidreiros da Marinha Grande, as «Marias» da aldeia transmontana do Vieiro, os camponeses da reforma agrária alentejana, na comovente alegoria a dois dos seus mortos.
A Exposição, que ocupa o piso 2 do Museu, é o resultado de um trabalho conjunto de seis comissários, Carlos Silveira, Pedro Bebiano Braga, João B. Serra, Laura Castro, Joana Baião e Raquel Henriques da Silva, a qual assumiu coordenação geral da mesma.
Patente até 10 de abril de 2022.
Entrada livre.
Quando
Permanente
Audioguias com audiodescrição. Museu encerra às 2as feiras e feriados.
Para Quem
Deficiência visual
Deficiência intelectual
Surdos e deficiência auditiva
Crianças (até aos 12), Jovens (13-17), Adultos, Seniores
Serviços
Audiodescrição
Guiões com símbolos pictográficos
Legendagem