Voltar à Agenda

Sessão de cinema sob o tema “Violência de género”, filmes: “The Rape Clause”, “Encara Hi Ha Algú Al Bosc” Festival Política

Visitar Sítio Web do evento

Cinema

copiá-la aqui):

 “The Rape Clause”, de Jared Watmuff, 14′ – Reino Unido

Para aceder ao apoio social para o filho, Ângela é forçada a revelar a terrível história de como a criança foi concebida. Inspirado em acontecimentos reais e tendo por base a legislação governamental atual, “The Rape Clause” é um curta-metragem sobre “uma das políticas mais desumanas e bárbaras que já nasceram em Whitehall” (MSP Alison Thewliss), que promove a vergonha e o trauma.

 

“Encara Hi Ha Algú Al Bosc”, de Teresa Turiera-Puigbò, 55′ – Espanha

Lejla Damon é uma jovem de 25 anos, que cresceu numa família de classe média em Londres. Os seus pais, jornalistas, acompanharam a guerra da Bósnia. Em dezembro de 1992, durante as filmagens num hospital de Sarajevo que estava a ser bombardeado, viram uma mulher a querer afogar o bebé que acabara de dar à luz. O bebé era fruto de uma violação e considerado semente do inimigo. Durante as guerras dos Bálcãs, entre 25 mil e 50 mil mulheres foram vítimas de violência sexual. Lejla, Alen, Ajna são crianças nascidas da violação. 25 anos depois, juntam-se aos sobreviventes na sua luta para quebrar o silêncio e superar o estigma.

Quando

22 Abril 2021, Quinta-feira

17h00

Inscrições: https://forms.gle/e1X9pFABP8J4mxwM7

Onde

Lisboa

Cinema São Jorge

Telefone 961 369 299

Email acessibilidades.politica@gmail.com

Para Quem

Surdos e deficiência auditiva

Adultos, Seniores

Serviços

Legendagem