Voltar à Agenda

Zoo Story Marco Paiva

Visitar Sítio Web do evento

Teatro

Num espaço indefinido dá-se um encontro. Afirma-se a necessidade de comunicação e entendimento, dispensando a retórica. A partir daqui o conflito escrito por Albee entre as personagens Peter e Jerry abre-se à plateia. Já não é uma personagem que procura outra, é um grupo de pessoas sentadas numa sala de teatro, à procura de uma forma de se relacionar com um espetáculo. A única morte é a de Jerry, mesmo no final da peça. Tudo o resto é futuro.
Se a peça de Albee mostrava o encontro involuntário entre dois homens que expunham no seu diálogo conceitos como o isolamento, a solidão, a segregação e a desumanização das sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.

A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através da interpretação de dois interpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022 numa oficina teatral dirigida a intérpretes surdos, realizada no D. Maria II.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) não se limita a interpretar uma tradução do português escrito. Assume a sua liberdade e trabalha o sentido poético do texto original.

Zoo Story é uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença.

 

Quando

3 Dezembro 2022, Sábado

21h30

Para Quem

Deficiência visual

Surdos e deficiência auditiva

Maiores de 6 anos

Serviços

Audiodescrição

Legendagem

Língua Gestual Portuguesa